No Blog do Giru

Aqui todos podem dá sua opinião sobre os mais diversos assuntos... Também pode sugerir assuntos do seu interesse...

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Qual o é melhor navegador? IE, Chrome, Opera, Safari ou Firefox

O Oficina da Net escolheu os 5 navegadores mais usados para fazermos uma análise onde veremos qual é o melhor navegador para você.

Resumo geral

No mercado de navegadores que temos hoje disponíveis na internet, poucos se destacam, a maioria não é nem ao menos conhecido por boa parte dos usuários da rede mundial de computadores.
Os 5 navegadores mais conhecidos e mais usados em 2014 são, respectivamente o Google Chrome, o Internet Explorer, o Firefox, o Safari e o Opera, mas, qual deles é o mais rápido? Qual é o mais seguro? Qual tem o melhor suporte para dúvidas? Vamos descobrir agora.
Internet Explorer chegou em sua nova versão melhorado e com a promessa de se tornar o melhor navegador da internet, mais leve e com características que facilitam a navegação do usuário. Aderindo ao sistema de “páginas mais frequentes” ao abrir uma nova guia, navegação privada, lista de sites favoritos; Nada além do que já víamos antes nos outros navegadores.
O navegador oferece também um sistema de complementos, onde o usuário pode aprimorar e personalizar sua navegação em quatro categorias: Segurança, poupadores de tempo, navegadores e entretenimento. A maioria desses complementos são gratuitos, porém, alguns você só adquire pagando. 
Os problemas do Internet Explorer são, ele não ter corretor ortográfico; não ter gerenciador de downloads integrado, pois, ao baixar algum aplicativo ou documento, uma janela é aberta onde o gerenciador é encontrado; o sistema não é open-source, ou seja, a codificação não é disponibilizada para qualquer usuário, que podem ser programadores ou testadores que procurem melhorar o sistema, fazendo correções de segurança e, assim, tornando as atualizações mais frequentes e completas. Esses e outros problemas podem tornar o navegador inferior aos seus concorrentes.
Na questão de segurança, o Internet Explorer pode se destacar por um motivo, o sistema de controle parental, onde os pais podem escolher que tipo de conteúdo seus filhos podem acessar e monitorar suas atividades online. O sistema anti vírus, spywares e esquemas de pishing  também se mostram bastante eficazes. Um filtro de script entre sites é usado para impedir ataques e roubos de informações pessoais do usuário. O IE também conta com um sistema de modo sandbox, onde você pode fazer uma navegação um pouco mais segura onde cada aba funciona independentemente, protegendo o navegador de ser atacado.
Apesar de todas as suas evoluções e investimentos em segurança, o Internet Explorer continua sendo o maior alvo de hackers e sites maliciosos já que é o navegador mais comum, pois, é padrão ele vir instalado com o Windows e por suas falhas de segurança.
O navegador não é o mais veloz encontrado no mercado, mas suas evoluções foram tão surpreendentes a ponto de poder alcançar o desempenho atingido por outros navegadores mais velozes. Nenhum problema de compatibilidade é encontrado, já que o IE suporta todos os padrões da web atuais.
Um padrão que o navegador sempre teve é a facilidade que o usuário tem em manuseá-lo, sua simplicidade e capacidade de navegação fácil ajuda muito quem não tem muita facilidade intimidade com a internet.
O melhor aspecto que o Internet Explorer apresenta é  o suporte oferecido no site da Microsoft, com certeza o melhor suporte oferecido por um navegador,  lá você encontrará todo tipo de informação, tutorias e FAQs que o usuário possa precisar, achados facilmente com simples palavras chave, sem contar que é um dos únicos que tem suporte técnico por e-mail e telefone.
O Navegador mais conhecido do mundo  infelizmente não agradou em suas versões passadas, mas parece que finalmente isso está mudando. Seu novo modelo está aperfeiçoado, com falhas de segurança reduzidas, mais veloz e mais leve. Talvez, em suas próximas versões, ele consiga aparecer em primeiro lugar nos reviews mundiais de navegadores, só o que precisa é continuar evoluindo e utilizando a sua facilidade de navegação que encontramos desde o começo. 
O navegador inicialmente exclusivo dos produtos da Apple chegou para o Windows em 2007, e a partir dai se tornou um dos principais navegadores da internet. O Safari é um navegador muito rápido e bastante fácil de usar, sem contar que é muito bonito também. Muitos dizem que o browser não é tão usado simplesmente porque era exclusivo da Apple por tanto tempo, mas, será que é só isso? Para muitos exigentes no assunto, o Safari é o menos personalizável dos navegadores, o que pode deixá-lo "chato". 
Um outro elemento que pode estar faltando em relação aos seus concorrentes, é a existência de um redirecionamento automático para um provedor de pesquisa embutido na barra de endereços, por exemplo, quando o usuário escrever somente uma palavra ou frase nesta barra e confirmar clicando em ir ou apertando a tecla enter, um provedor de pesquisa como o google mostra resultados como se fosse uma pesquisa em seu portal. Tal recurso iria inutilizar a barra de pesquisa que se encontra ao lado da barra de endereços, que, convenhamos, já é um recurso um pouco ultrapassado.
Cada browser tem algumas características ou exclusividades que fazem o mesmo se destacar sobre seus concorrentes, no caso do Safari, temos a Lista de Leitura, que é uma forma do usuário salvar URLs de páginas que o mesmo deseja ver e ler mais tarde; temos também o Top Sites, que é uma pré visualização dos seus sites favoritos e funciona como um feed RSS, porém você visualiza o conteúdo da página na íntegra e não apenas uma lista de conteúdos.
Contendo todo o estilo padrão da maioria dos navegadores, com guias, favoritos, verificação ortográfica, gerenciador de senhas, o Safari erra pouco, porém seu maior erro pode lhe custar caro, a personalização. Desde uma mudança no plano de fundo de uma nova guia até a personalização da barra de ferramentas, até mesmo o zoom de página é inexistente.
Como é característico nos produtos da Apple, o Safari tem uma grande lista de recursos de segurança em seu sistema, oferecendo proteção contra sites de pishing e malware fraudulentas, o único problema é que ele não oferece controle parental, o que para muitos pais usuários é bem importante.
Uma barra de carregamento é exibida na caixa de URL para mostrar o quão rápido é o nevegador. Além disso, o Safari é compatível com a maioria dos websites existentes, encontrando alguns problemas somente com arquivos  CSS e PDF, o que ainda é difícil acontecer.
Por ter sido desenvolvido especialmente para o Mac, usar o browser no sistema operacional da Apple pode não tornar o seu design tão "diferente" quanto é usá-lo no Windows, pois a interface e estilo combinam com o design do Mac. 
Quando o quesito é suporte ao usuário, a Apple não fica para trás, oferece FAQs, tutoriais e fóruns cheios de informações para ajudar quem tiver alguma dúvida sobre o Safari.
Se você quer um navegador simples, fácil de usar, muito seguro, e principalmente, que não precise de muita personalização, e que tem todas as características básicas de um browser, o Safari é o melhor caminho para você.
Deixe comentário sobre o assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário