No Blog do Giru

Aqui todos podem dá sua opinião sobre os mais diversos assuntos... Também pode sugerir assuntos do seu interesse...

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como liberar a memória RAM do seu Android e deixar o celular ‘voando’?

É comum alguns smartphones com Android ficarem um pouco lentos e piorarem o desempenho, depois de certo tempo. De modo geral, isso ocorre por causa do uso excessivo da memória RAM do aparelho, especialmente nos celulares de entrada, que costumam contar com pouca quantidade de RAM - o Moto G 3, por exemplo, tem versão de apenas 1 GB.

Para evitar que o seu smartphone fique travando, veja como liberar o máximo de memória RAM possível do seu aparelho para deixá-lo mais rápido.

Desative aplicativos desnecessários
A maioria dos celulares Android vem com aplicativos pré-instalados que nem sempre são utilizados. Mesmo assim, esses apps ocupam espaço tanto na memória interna do aparelho quanto na memória RAM.
A forma de evitar que tais aplicativos desnecessários continuem a usar a RAM do seu smartphone é desativá-los pelas Configurações do Sistema.  Siga o passo a passo deste tutorial e aprenda a deixa os apps que não podem ser desinstalados do Android inativos.

Aplicativos
Cada aplicativo instalado no Android gera uma série de arquivos temporários, que são usados para acelerar o carregamento de suas funções e armazenar dados - os chamados caches.
Porém, com o passar do tempo, esses dados passam a ser muito pesados. Por isso, de tempos em tempos, é bom fazer a limpeza do cache dos aplicativos que você tem instalado no seu smartphones. Siga os passos recomendados deste tutorial e ganhe um pouco mais de espaço livre e performance em seu celular.

Abandone os papéis de parede animados
Sim, os papéis de parede animados são bonitos e dão um visual diferenciado ao seu celular. Mas, para aquelas animações acontecerem, é usada memória RAM e uma parcela do poder de processamento da CPU do seu celular. Com uma simples imagem estática, você irá economizar da memória do seu aparelho e deixá-lo mais rápido.
Desative a sincronização de apps
Outra maneira de economizar memória RAM é desligando a função de sincronização dos aplicativos. Desta forma, você deixa a sua memória um pouco mais livre, além de economizar bateria e dados da sua franquia 3G/4G.
Porém, ressaltamos que esta é uma medida extrema, já que desligar a sincronização dos apps vai impedir que você receba notificações de novos e-mails e mensagens, por exemplo. Essa dica também é útil para ser usada no horário de expediente, por exemplo, onde você precisa de mais concentração e foco.
Já publicamos um tutorial com o passo a passo de como desativar essa função do Android. É só seguir a dica para realizar a alteração.
Desativar a atualização automática de aplicativos
O sistema operacional do Google tem uma função bem interessante: atualizar automaticamente os apps instalados. Assim, você terá sempre a última versão, se livrando de bugs e ganhando novos recursos.
Desativar esta funcionalidade, que já vem ativa de fábrica, pode fazer com que você libere mais memória RAM para usar em outras tarefas, além de economizar mais bateria. Porém, você ganha o trabalho extra de ficar verificando de tempos em tempos quais apps precisam de atualização. Siga esse tutorial para desativar a atualização automática de apps.
Com essas cinco dicas simples, você pode liberar um pouco mais de memória RAM em seu smartphone e deixá-lo mais rápido e mais leve. Mas, use com moderação, visto que algumas dessas dicas desligam funções importantes do sistema operacional Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário