No Blog do Giru

Aqui todos podem dá sua opinião sobre os mais diversos assuntos... Também pode sugerir assuntos do seu interesse...

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como liberar a memória RAM do seu Android e deixar o celular ‘voando’?

É comum alguns smartphones com Android ficarem um pouco lentos e piorarem o desempenho, depois de certo tempo. De modo geral, isso ocorre por causa do uso excessivo da memória RAM do aparelho, especialmente nos celulares de entrada, que costumam contar com pouca quantidade de RAM - o Moto G 3, por exemplo, tem versão de apenas 1 GB.

Para evitar que o seu smartphone fique travando, veja como liberar o máximo de memória RAM possível do seu aparelho para deixá-lo mais rápido.

Desative aplicativos desnecessários
A maioria dos celulares Android vem com aplicativos pré-instalados que nem sempre são utilizados. Mesmo assim, esses apps ocupam espaço tanto na memória interna do aparelho quanto na memória RAM.
A forma de evitar que tais aplicativos desnecessários continuem a usar a RAM do seu smartphone é desativá-los pelas Configurações do Sistema.  Siga o passo a passo deste tutorial e aprenda a deixa os apps que não podem ser desinstalados do Android inativos.

Aplicativos
Cada aplicativo instalado no Android gera uma série de arquivos temporários, que são usados para acelerar o carregamento de suas funções e armazenar dados - os chamados caches.
Porém, com o passar do tempo, esses dados passam a ser muito pesados. Por isso, de tempos em tempos, é bom fazer a limpeza do cache dos aplicativos que você tem instalado no seu smartphones. Siga os passos recomendados deste tutorial e ganhe um pouco mais de espaço livre e performance em seu celular.

Abandone os papéis de parede animados
Sim, os papéis de parede animados são bonitos e dão um visual diferenciado ao seu celular. Mas, para aquelas animações acontecerem, é usada memória RAM e uma parcela do poder de processamento da CPU do seu celular. Com uma simples imagem estática, você irá economizar da memória do seu aparelho e deixá-lo mais rápido.
Desative a sincronização de apps
Outra maneira de economizar memória RAM é desligando a função de sincronização dos aplicativos. Desta forma, você deixa a sua memória um pouco mais livre, além de economizar bateria e dados da sua franquia 3G/4G.
Porém, ressaltamos que esta é uma medida extrema, já que desligar a sincronização dos apps vai impedir que você receba notificações de novos e-mails e mensagens, por exemplo. Essa dica também é útil para ser usada no horário de expediente, por exemplo, onde você precisa de mais concentração e foco.
Já publicamos um tutorial com o passo a passo de como desativar essa função do Android. É só seguir a dica para realizar a alteração.
Desativar a atualização automática de aplicativos
O sistema operacional do Google tem uma função bem interessante: atualizar automaticamente os apps instalados. Assim, você terá sempre a última versão, se livrando de bugs e ganhando novos recursos.
Desativar esta funcionalidade, que já vem ativa de fábrica, pode fazer com que você libere mais memória RAM para usar em outras tarefas, além de economizar mais bateria. Porém, você ganha o trabalho extra de ficar verificando de tempos em tempos quais apps precisam de atualização. Siga esse tutorial para desativar a atualização automática de apps.
Com essas cinco dicas simples, você pode liberar um pouco mais de memória RAM em seu smartphone e deixá-lo mais rápido e mais leve. Mas, use com moderação, visto que algumas dessas dicas desligam funções importantes do sistema operacional Android.

Teste: Qual o seu 'QI em cibersegurança'?

Fique por dentro...

Ontem (25/10/15) foi exibida uma reportagem Fantástico que tinha como destaque um crime que vem crescendo cada vez mais... Hackers invadem computadores e celulares e sequestram dados!!! 

Método de ataque é uma das principais ameaças virtuais de 2015. 
Golpe já movimentou mais de R$ 70 milhões pelo mundo. 
 
Faça e Teste: Qual o seu 'QI em cibersegurança'?

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança ESET revela que a maioria das pessoas não consegue responder corretamente algumas questões simples sobre tecnologia e segurança na internet. A falta de conhecimento pode contribuir para que o usuário caia em armadilhas elaboradas pelos criminosos e danifique seu computador. Em casos mais graves, a pessoa pode até acabar perdendo dinheiro.
O tema é bastante discutido nos dias de hoje, mas será que os usuários sabem o significado de algumas expressões e normas discutidas atualmente? Par ajudar a testar seus conhecimentos, a empresa de segurança elaborou um teste com 9 questões para identificar qual o "QI em cibersegurança" das pessoas. Para se considerar um especialista, é preciso fazer, no mínimo, 8 pontos. Confira:

1. Verdadeiro ou falso? (cada resposta correta vale 1 ponto)
  • Se eu tiver um antivírus instalado, estou totalmente protegido e não preciso de mais nada para navegar com segurança.
  • Uma senha segura deve ter pelo menos 12 caracteres, com caracteres especiais e um monte de números para ser eficaz.
  • Quem não visita sites obscuros, não precisa ter cuidado ao usar a internet.
  • Não importa quantos anos o sistema operacional tem, se o usuário toma cuidado onde clica, ele não será infectado co m malwares.
  • Em caso de infecções com ransomware, pagar o resgate é a única maneira de obter os arquivos de volta.
  • Clicar em "cancelar inscrição" em e-mails de spam é a melhor maneira de parar de receber mensagens do tipo no futuro
  • Clicar em links em mídias sociais no celular é seguro porque o telefone ou tablet não pode ser infectado por malwares
  • Computadores Mac são os principais alvos de criminosos
2. Qual dos seguintes padrões de Wi-Fi é mais seguro? (1 ponto)
  • WPA
  • WEP
  • WPA2
  • 802.11ac
3. O que é um firewall? (1 ponto)
  • Um equipamento usado por bombeiros para edifícios em chamas
  • Um pedaço de software ou hardware que ajuda a proteger contra ataques cibernéticos
  • Um pedaço de hardware comprado por equipes de TI para proteger computadores contra roubos e incêndios
4. Os ataques de criminosos a dispositivos móveis que usam a internet é realizado da mesma maneira que os ataques a computadores? (1 ponto)


5. O que é Vishing? (1 ponto)

  • Um golpe quando alguém liga fingindo ser de uma organização respeitável em uma tentativa de roubar informações confidenciais
  • Um esquema de phishing que feito via texto
  • Uma instituição de caridade
6. Qual o tipo de malware permite que o criminoso controle remotamente a atividade do PC sem que o usuário perceba? (1 ponto)
  • Worm
  • Spyware
  • Adware
  • Smishing
7. O que a sigla IOT representa? (1 ponto)
 
8. O que é um ataque DDoS? (1 ponto)

  • Um ataque usado para deliberadamente derrubar um site, inundando-o com o tráfego de internet
  • Um ataque em que o cibercriminoso envia e-mails contendo software malicioso que rouba os dados da vítima
  • Um ataque contra uma organização que tem como alvo os seus funcionários
9. O que é phishing? (vale 1 ponto)

Respostas

Questão 1
Todas as frases são falsas, com exceção da declaração: "Uma senha segura deve ter pelo menos 12 caracteres, com caracteres especiais e um monte de números para ser eficaz".

Questão 2
WPA 2 é o padrão Wi-Fi mais seguro.

Questão 3
Um firewall é um software ou hardware que ajuda a proteger contra ataques cibernéticos.

Questão 4
A resposta correta é sim.

Questão 5
Vishing é uma farsa utilizada por alguém que liga para o usuário fingindo ser de uma organização respeitável, em uma tentativa de roubar informações confidenciais.

Questão 6
Spyware é um tipo de malware que permite que um criminoso monitore remotamente a atividade do computador sem o consentimento ou conhecimento do usuário.

Questão 7

IOT é a sigla utilizada para designar a 'Internet das Coisas', (internet of things, em inglês).

Questão 8
O ataque DDoS ocorre quando um cibercriminoso derruba deliberadamente um site, inundando-o com o tráfego de internet.

Questão 9
Phising é a tática de envio de e-mails que tenta atrair o usuário para que ele abra um arquivo ou link que contem arquivos maliciosos.


Resultados

De 9 a 16 acertos: Você é um gênio da cibersegurança, e sabe se manter seguro online. Mas isso não significa que você pode se acomodar. Os ataques estãos empre evoluindo e exigem atenção do usuário, mas você provavelmente já sabe disso e consegue se cuidar.

De 5 a 8 acertos: Você não é perfeito quando o assunto é segurança digital, mas sabe o bastante para se virar e se livrar da maioria dos ataques. No entanto, você está vulnerável a alguns tipos mais obscuros de ataques e golpes.

De 1 a 4 acertos: afaste-se do computador. Você não conhece os riscos envolvidos na navegação online e não sabe o quão danoso pode ser um ataque digital, que pode dar acesso a todos as informações mais delicadas da sua vida a um cibercriminoso. Cuidado.


Veja aqui a reportagem que foi exibida no Fantástico...